terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Diva do Cinema: Vivien Leigh





Adoro filmes "antigos". Escrevi antigos entre aspas porque muitos filmes antigos continuam tão maravilhosos, tão atuais, que são bem melhores do que vários blockbusters de agora. 
Uma das coisas que mais gosto neles são as atrizes. Ah, as atrizes... Quando vejo fotos de algumas delas sempre tenho a sensação de que eram mulheres fortes, seguras, corajosas e felizes. São fotos sempre tão glamourosas, até as mais simples são perfeitas. Lógico, fotos são apenas fotos, com toda a preparação feita pelo fotógrafo para que ela pudesse ser tirada.
Estou escrevendo tudo isso para falar de Vivien Leigh. Foi por causa dessa linda atriz inglesa, nascida em Darjeeling (quando a Índia ainda pertencia ao Império Britânico), que meus pais me deram o nome de VIVIEN. Porém, a própria Vivien Leigh chamava-se, na verdade, Vivian, com A. Foi um dos produtores com o qual trabalhou que sugeriu que a letra A fosse substituída pela E, para o nome soar mais feminino. 
Ela é um dos exemplos de atrizes lindas e talentosas que, por trás das telas e dos holofotes, não levava uma vida tão maravilhosa assim. Por volta de 1940 foi diagnosticada com tuberculose crônica e desde então sua saúde tornou-se debilitada. Além disso, sofreu dois abortos e tinha transtorno bipolar, o que ocasionou maus momentos em sua vida pessoal e profissional - alguns diretores achavam difícil trabalhar com ela por causa de suas constantes mudanças de humor. Ela faleceu aos 53 anos, em 1967, depois de uma grave crise de tuberculose.





Ganhou dois Oscar como melhor atriz. O primeiro foi pela maravilhosa interpretação como Scarlett O'Hara no clássico "... E o Vento Levou" (Gone With the Wind, 1939) - depois faço um post só para este filme - e, o segundo, por interpretar Blanche DuBois em "Uma Rua Chamada Pecado" (A Streetcar Named Desire, 1951).   



Em cena com Clark Gable (Rhett Butler) em "... E o Vento Levou".


Com Marlon Brando em "Uma Rua Chamada Pecado".


Como sempre soube da inspiração para meu nome, desde que eu me conheço por gente, pedia para meu pai me mostrar filmes com ela. Como eram filmes mais sérios, era difícil assisti-los até o fim. "... E o Vento Levou", apesar de se passar na Guerra de Secessão, já prendeu minha atenção desde os oito anos de idade. Num próximo post eu escrevo o porquê. =)

Outro filme que adorava assistir quando pequena era "A Ponte de Waterloo" (Waterloo Bridge, 1940), principalmente a cena em que ela aparecia dançando ballet.






A Ponte de Waterloo (Waterloo Bridge, 1940)

Sinopse: Um oficial britânico vai até a ponte de Waterloo, lugar onde conheceu, anos atrás, Myra (Vivien Leigh), uma jovem bailarina. O romance deles é interrompido quando ele precisa partir para o front na Primeira Guerra Mundial. 

O filme tem um final surpreendente e conta com a atuação de Maria Ouspenskaya como a professora de ballet megera de Myra. Eu tinha muito medo dela na cena em que estão no camarim. Era muito tenso... rs  










Uma Rua Chamada Pecado (A Streetcar Named Desire, 1951)

Sinopse: Blanche DuBois vai visitar sua irmã, que está grávida, em Nova Orleans. Lá, tem que conviver com seu cunhado Stanley (Marlon Brando), um homem machista e nada delicado. A tensão entre Blanche e Stanley só aumenta durante o filme.

O filme foi vencedor de quatro Oscar:
- Melhor atriz: Vivien Leigh
- Melhor atriz coadjuvante: Kim Hunter
- Melhor ator coadjuvante: Karl Malden
- Melhor direção de arte: Richard Day



"Steeeellllaaaaaa!!!"



Fui para Londres ano passado e um dos lugares que mais fiquei feliz em conhecer foi a ponte de Waterloo. Com direito a arco-íris!



Espero que tenham gostado do post!

Beijos!

2 comentários:

  1. É claro que eu também ADORO a Vivien Leigh! Cresci assistindo "E o Vento Levou..." junto com vc =).
    Ainda não assisti Uma Rua Chamada Pecado... mas está na minha lista!
    Também quero conhecer a ponte de A Ponte de Waterloo!! Deve dar uma emoção...
    Quando vou ver um post sobre a Natalie Wood?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha!!! Em breve farei um post sobre a Natalie Wood! Ela é a próxima especialmente para vc! :)

      Excluir