quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Charles Chaplin





Ontem, dia 25 de dezembro, fez 35 anos que Charles Chaplin faleceu. Ele foi um dos maiores ícones do cinema mudo e seu personagem mais famoso foi "The Tramp" ou Carlitos (nome pelo qual ficou conhecido aqui no Brasil), com suas roupas sujas e rasgadas, sapatos bem maiores que seus pés, bengala de bambu, chapéu coco e bigode.





O vagabundo Carlitos tem muito a ver com a infância pobre de Chaplin. Nascido Charles Spencer Chaplin, em 1889, seus pais também eram artistas e se separaram quando ele tinha apenas três anos. Sua mãe era mentalmente doente e foi internada em um asilo, o que fez com que Chaplin e seu meio-irmão fossem morar com o pai e sua amante. A "madrasta" os mandou para uma escola para crianças pobres - Central London District School, em Hanwell. Essa escola era uma das workhouses que existiam na Inglaterra. Só para vocês terem uma ideia de como eram essas escolas, vejam o que Charles Dickens escreveu em um artigo para a revista Household Words em 1850:

"(...) As crianças, em sua primeira aparição nesta escola de Norwood, estão geralmente na situação mais lamentável. Ignorância e sujeira, trapos e vermes, preguiça e problemas de saúde, couro cabeludo doente, e peles torturadas pela coceira, são suas características. Eles são a escória da população da maior cidade do mundo... pequenas personificações da genuína pobreza (...)"

Charles Dickens escreveu até mesmo um romance que, no início, se passa em uma workhouse - "Oliver Twist". Alguns filmes já foram feitos baseados nesse romance. Indico o musical dirigido por Carol Reed, do qual eu gosto muito. (sinopse abaixo)



Escola em Hanwell


Na escola as crianças que desobedeciam as regras eram severamente punidas. Chaplin ficou nessa escola dos sete aos nove anos e depois foi viver com seu pai. Essa parte de sua história não é bem conhecida. Alguns estudiosos dizem que ele e seu pai nunca mais se viram, enquanto outros dizem que sim. Mas, vamos combinar que estar com o pai não iria ajudar em nada, pois ele era alcoólatra e morreu de cirrose, em 1901, quando Chaplin tinha doze anos.
Em 1912 mudou-se para os Estados Unidos e, em 1918, fundou seu próprio estúdio, tornando-se mais popular a cada dia.

Seu posicionamento político e o fato de ter se casado várias vezes, geralmente com mulheres bem mais jovens do que ele, o fez ter alguns inimigos e não ser bem visto pela sociedade. Os críticos não gostavam muito do tipo de comédia que ele fazia, mas o público adorava.
Não podemos negar que era versátil: ator, músico, cineasta, produtor, empresário, escritor, poeta, dançarino, coreógrafo, humorista, mímico e regente de orquestra. Foi ele quem escreveu, dirigiu e atuou em seus filmes.


Alguns filmes:


O Garoto (The Kid, 1921)

Sinopse: Uma mãe solteira deixa o hospital com seu filho recém-nascido. Sabendo que não tem condições financeiras de cuidar dele, ela o deixa dentro de um carro luxuoso com um bilhete pedindo para cuidarem dele. Assim que ela vai embora o carro é roubado. Quando os ladrões encontram o bebê, o abandonam em uma rua. Assim, o Vagabundo encontra o bebê e acaba cuidando dele.

É emocionante! Primeira frase do filme: "A picture with a smile - and perhaps, a tear." ("Um filme com um sorriso - e talvez, uma lágrima")






Luzes da Cidade (City Lights, 1931)

Sinopse: "O Vagabundo" apaixona-se por uma jovem e pobre florista cega (Virginia Cherill). A moça, devido a um mal entendido, acha que ele é rico e o Vagabundo faz de tudo para não desapontá-la.

Uma das melhores cenas do filme é a luta de boxe!












Tempos Modernos (Modern Times, 1936)

Sinopse: "O Vagabundo" luta para sobreviver na sociedade industrial contando com a companhia de uma jovem órfã.











O Grande Ditador (The Great Dictator, 1940)

Sinopse: O ditador Adenoid Hynkel tem um sósia, um pobre barbeiro judeu que, certo dia, é confundido com o ditador. 





Antes de finalizar o post, segue sinopse do filme "Oliver Twist":









Oliver Twist (Oliver Twist, 1968)

Sinopse: Adaptação musical do romance de Charles Dickens. Um órfão foge do orfanato e acaba ficando amigo de alguns meninos de rua que são treinados por um homem para serem "batedores de carteira".








Beijos, Vivi

3 comentários:

  1. Eu nunca tinha visto uma foto dele sem maquiagem! Bonitão! hahahhaha.
    Sem dúvida "Luzes na Cidade" é o meu filme preferido dele!!! Vale a pena assistir!

    ResponderExcluir