domingo, 17 de fevereiro de 2013

Os Miseráveis


No feriado do Carnaval fui assistir a adaptação cinematográfica do musical Os Miseráveis, indicado a oito Oscars. 

Os Miseráveis é baseado no romance Les Misérables do francês Victor Hugo e conta a história de Jean Valjean (Hugh Jackman), um homem condenado a cinco anos de prisão por roubar um pão para alimentar sua irmã e sobrinhos, e mais catorze por tentativas de fuga. O filme nos mostra toda a trajetória de Valjean depois de cumprir sua pena e as pessoas que tem grande importância em sua história como Fantine (Anne Hathaway), Cosette (Amanda Seyfried) e o inspetor Javert (Russel Crowe), que persegue Valjean durante toda a trama. Bom, poderia contar mais detalhes sobre o filme mas, como sabem, não gosto disso. Abaixo o trailer para quem ainda não viu.



Hugh Jackman está maravilhoso! Ele realmente dá um show de interpretação e, por isso mesmo, teve sua tão merecida primeira indicação ao Oscar como melhor ator. Para quem ainda olha para ele e só enxerga o Wolverine do X-Men, não consegue imaginar que esse ator australiano canta, dança, sabe sapatear e fez carreira no teatro, estrelando vários musicais.

Hugh Jackman como Jean Valjean

Anne Hathaway também está ótima. Confesso que até chorei na cena em que ela canta "I Dreamed a Dream". Outra música de arrepiar é "Do you hear the people sing". Difícil não sentir algo quando ela é cantada.

Anne Hathaway como Fantine

A personagem Éponine é interpretada pela inglesa Samantha Barks, a única que fez a peça  e estreou muito bem no cinema. 

Samantha Barks como Éponine

O diferencial deste  musical: todos os números musicais são ao vivo (geralmente as músicas são gravadas em estúdio e colocadas no filme durante a edição. No set de filmagem os atores apenas dublam). Essa foi realmente uma grande ousadia do diretor inglês Tom Hooper e que fez muita diferença. Parece que você está no teatro e, como eu assisti no Imax, senti que estava dentro do filme! Mesmo tendo 2 horas e 40 minutos de duração, ele é tão envolvente que nem percebemos o tempo passar. Quem não é fã de musicais provavelmente não vai gostar, pois ele é INTEIRO cantado, do início ao fim. Apenas uma ou duas frases, no máximo, são faladas. 

Alguém já assistiu? Também gostaram? 

Beijos, Vivi

Nenhum comentário:

Postar um comentário